Instituições - Casa do Povo de Arrabal 

Em 1973, foi inaugurada a Casa do Povo do Arrabal, com os seus Estatutos aprovados pelo Secretário de Estado, em 03/03/1973, ao abrigo da Lei 2144/69.
Através de um protocolo com o Ministério dos Assuntos Sociais a Casa do Povo, independentemente das suas atividades, atribuídas pelo mesmo Ministério, desempenhava as atividades de Posto Médico, cobrança das contribuições para assistência social resultando a atribuição de um subsídio à Casa do Povo para a sua manutenção e despesas com o pessoal.
Historial da Casa do Povo do Arrabal
 
Em 1990 foi criado o Centro Regional de Segurança Social e o Centro de Saúde, tendo estas atividades sido retiradas assim como o respetivo subsídio.
 
Todas as atividades e funcionamento tinham a sua sede no edifício da Casa do Povo, construído com a ajuda da Câmara Municipal de Leiria, Junta de Freguesia e População.
 
Como a receita que arrecadava dos Serviços que prestava foi retirada, a Direção da Casa do Povo da altura, sem quaisquer preocupações, por deliberação, entregou todo o património - edifício e terrenos anexos - à Junta de Freguesia do Arrabal e fechou a Casa do Povo.
 
Decorridos cerca de 10 anos, um grupo de amigos, residentes na Freguesia, reconhecendo a sua falta, tomou a iniciativa de proceder, pelas vias oficiais, à reativação da Casa do Povo do ArrabaI. Em 8 de Outubro de 2002, foi esta reativada com as formalidades legais. Foi instituída uma Comissão Instaladora e poucos meses depois foram eleitos os Órgãos Sociais para desempenharem as funções no mandato até 31 de Dezembro de 2005.
 
Iniciou as suas atividades instalada numa dependência do Pavilhão Desportivo Municipal do Arrabal, cedida provisória e gratuitamente, procurando implantar as suas atividades que por lei e pelos seus Estatutos lhe são atribuídas. Algum tempo depois foram transferidas as atividades administrativas para o edifício onde presentemente se encontra e seguidamente outras atividades no edifício onde tem funcionado o Clube do Arrabal.
 
Esta iniciativa tomou como base elementar o que a própria legislação refere. Para além de tudo o mais “A verdadeira autonomia Institucional das Casas do Povo e a sua afirmação como pólos dinâmicos e vitalizadores da sociedade civil passa por uma estratégica de prestação de serviços relevantes à comunidade da respectiva área de influência".
 
Como não tem edifício próprio, a Direção da Casa do Povo adquiriu um prédio em ruínas para naquele espaço vir a ser construido um novo edifício onde possa instalar a sua sede e desempenhar as suas atividades.
 
 
A Casa do Povo promove as seguintes atividades:
  • Divulgação de notícias das diversas Instituições e Coletividades, através da publicação mensal do Boletim Informativo;
  • Excursões e visitas a diversas localidades;
  • Ações de formação em diversas áreas;
  • Outras atividades pontuais.
 
Morada: Rua de Santa Margarida, n.º 37 - 2420-010 ARRABAL
 
Telefone: 244 744 695
 
E-mail: casadopovo.arrabal@gmail.com 
 
Corpos Sociais 
Assembleia
Presidente: Emanuel Tiago Dias dos Santos
1º Secretário: Nuno Miguel Teodoro Ramalho
2º Secretário: Luzia dos Santos Lopes Carvalho
 
Direção
Presidente: Abel Vitorino Crespo dos Santos
Vice-Presidente: Telma Cristina Pedrosa Silva
Secretário: Artur Ferreira de Oliveira
Tesoureiro: Bruno Lopes Coutinho
Vogal: Rosalina Lopes Marques Ferreira
 
Conselho Fiscal
Presidente: Cláudio Manuel Cunha de Sousa
1º Secretário: Elsa Isabel dos Santos Carvalho
2º Secretário: Carlos Amarildo Bernardino Domingos