Instituições - Fundação Lar Santa Margarida do Arrabal 

A Fundação Lar de Santa Margarida do Arrabal, com Estatutos aprovados por despacho ministerial em 4 de Novembro de 1960, foi criada a partir de uma disposição testamentária, da benemérita Júlia de Jesus Oliveira que doou à Conferência de São Vicente de Paulo do Arrabal alguns bens.
Em 1960 o então pároco da Freguesia do Arrabal, Rev. P. António Marques de Simão, encetou diligências no sentido de se criar uma Fundação com a finalidade de dar cobertura às carências sociais da Freguesia conforme determinava o testamento da doadora.
 
A Fundação começou inicialmente a funcionar por dar cobertura juntamente com a Caritas Diocesana na distribuição de alguns alimentos às pessoas mais carenciadas e ao mesmo tempo acolhia algumas jovens onde lhe procurava ministrar conhecimentos de culinária e costura.
 
De 1960 a 1968 foram encetadas diligências no sentido de dotar a Instituição de instalações próprias e ao mesmo tempo a criação de um Jardim Infantil e Posto Médico, foi adquirido o imóvel, onde funcionou o Jardim Infantil de 1968 até 1995 e quanto ao Posto Médico não foi conseguido porque não se conseguiram os cerca de 20 contos necessários para a instalação do mesmo.
 
Das cerca de 10 crianças e duas funcionárias com que começou a funcionar facilmente se chegou às 55 crianças e 8 funcionárias que era a capacidade máxima do edifício existente.
 
Em 1990 entendeu a Direção da Fundação levar a efeito a construção de um novo edifício com capacidade para 70 crianças da Educação Pré-escolar e 35 crianças da Creche. 
 
Com o problema dos mais novos resolvidos surge a necessidade de dar apoio às crianças do ensino básico e é então que surge a ideia da criação de um Centro de Actividades de Tempos Livres que começou a funcionar em 1987 em Instalações cedidas pela Paróquia com 60 crianças.
 
Daqui resultou a necessidade de se pensar na construção de um outro edifício que para além da instalação desta valência servisse também como sede da Instituição.  
 
No ano lectivo de 2007/2008, frequentaram a Instituição, 52 crianças na creche, 70 crianças no Pré-escolar e 77 crianças na CATL.
 
Dada a enorme procura pela valência “Creche”, a Direção está a encetar esforços junto do Centro Regional de Segurança Social para aumentar esta valência e tudo leva a crer que num muito curto espaço de tempo tenhamos essa autorização.
 
 
Morada: Rua do Lavadouro - Freixial - 2420 ARRABAL
 
Telefone: 244 744 558 / 926 382 620
 
E-mail: lsmargarida@sapo.pt