Coletividades - Clube de Caça e Pesca das Mourinheiras
Historial
O Clube de Caça e Pesca das Mourinheiras nasceu na freguesia do Arrabal em 2001 por iniciativa de um grupo de caçadores, representativo de todos os lugares da freguesia, que sentiu a necessidade de criar uma nova zona de caça na região.
Alterações na Lei Geral da Caça, entr tanto múltiplas vezes alterada, que obrigava ao ordenamento cinegético de todo o território nacional até 2005, aceleraram todo o processo de criação da Associação e elaboração do Plano de Ordenamento e Exploração Cinegética.
A ideia inicial de criar uma Zona de Caça Associativa, muito mais dispendiosa e por muitos considerada elitista, foi substituída pela criação de uma Zona de Caça Municipal, que serve melhor os interesses dos cerca de 160 associados do clube, todos eles residentes, proprietários ou usufrutuários de prédios rústicos na freguesia de Arrabal.
A nova Zona de Caça Municipal, cuja gestão foi atribuída ao Clube de Caça e Pesca das Mourinheiras por um período de seis anos, foi criada pelo Diário da República de 25 de fevereiro de 2004, e as suas delimitações coincidem, na generalidade, com as da freguesia do Arrabal.
Em termos cinegéticos confrontamos com as Zonas de Caça Associativa de Cortes, Santa Catarina da Serra e Reguengo do Fetal e com as Zona de Caça Municipal da Caranguejeira e Chainça.
É objetivo primordial deste clube gerir e explorar de forma equilibrada e responsável o potencial cinegético da freguesia.
O Clube de Caça e Pesca das Mourinheiras promove anualmente vários almoços convívio entre os sócios, destacando-se o almoço do 1º dia de caça às rolas e pombos e os almoços nos dias de batidas às raposas. Também a comemoração do dia 22 de maio e a participação nas mostras sócio-culturais, promovidas pela Junta de Freguesia de Arrabal, são, habitualmente grandes momentos de convívio entre os sócios e amigos do Clube.
Espécies Cinegéticas mais usuais:
- Coelho bravo
- Perdiz
- Rola brava
- Tordo